Programação – Mostra Nacional de Música

Postado por ascom em 12 de agosto de 2016


MOSTRA NACIONAL DE MÚSICA DO 41º.  FESTIVAL DE INVERNO DE CAMPINA GRANDE

No ano do centenário do samba, o Festival de Inverno não poderia deixar de homenagear o pai dos ritmos brasileiros. Afinal de contas o DNA desses ritmos é forjado pelas sementes do Samba, e o nosso Festival de Inverno ao longo de todos esses anos foi palco para tantos subgêneros como: Choro, samba canção, samba de teatro de revista, samba rock, samba de partido alto, entre outros, tantos artistas, tantos sambas cantados, coreografados, e encenados. Mas o show tem que continuar, e este ano homenageando os grandes arquitetos da música popular brasileira, não podemos esquecer que Donga ao gravar o primeiro samba (Pelo Telefone) não sabia a força que o samba ganharia ao longo do tempo. E não podemos esquecer o legado de Pixinguinha, Ciro Monteiro, Cartola, Noel Rosa, Ismael Silva, Martinho da vila, João Nogueira, João da Baiana, Candeia, Paulinho da viola, Dona Ivone Lara, dentre outros grandes sambistas, para que não caiam no esquecimento, pois como diz o samba de Caetano Veloso “o samba é pai do prazer, o samba é filho da dor…”

Sandrinho Dupan
Coordenador da Mostra Nacional de Música do 41º.
Festival de Inverno de Campina Grande

PROGRAMAÇÃO

:: Segunda dia 15/08/16

Hora: 18h
Local: Palco CAIXA Praça da Bandeira
Show: Deu Jazz
Banda: Opus Combo Jazz – Campina Grande -PB

 O OPUS COMBO JAZZ investe na interpretação da música instrumental com uma roupagem sofisticada, mas de linguagem acessível, alegre e descontraída. É formada por músicos profissionais, que vivem da música, e que dividem seu tempo entre aulas, ensaios, gravações, orquestras, eventos, família… ou seja: muito esforço e dedicação para fazer uma apresentação de qualidade, reunindo clássicos da música nacional e internacional. O grupo investe na interpretação de músicas que passeiam por estilos e compositores consagrados, e mostra a diversidade musical que possuímos.

O repertório é abrangente, incluindo Miles Davis, Tom Jobim, Djavan, Caetano Veloso, Luiz Salinas, Milton Nascimento, Herbie Hancock, Charlie Parker, entre outros.

 

Banda: Opus Combo Jazz – Campina Grande -PB

:: Terça dia 16/08/16

Hora: 20h
Local: Palco CAIXA Praça da Bandeira
Show: “ReggaeMpb”
Banda: Dona Terezza – João Pessoa-PB

A Banda Dona Terezza surgiu em setembro de 2009 com uma simples Jam dos músicos das bandas de Reggae de João pessoa (PB). Deu início em um humilde barzinho de pescador localizado na praia do Bessa chamado “Bar da Dona Tereza” que é a proprietária do lugar, por isso deu origem ao nome da Banda. O grupo vem tocando releituras de músicas de MPB com uma pegada voltada para o reggae, criando assim seu próprio estilo musical, “ReggaeMpb”, que também traz em seu repertório músicas de autoria própria e uma gama de estilos diversificados no decorrer de seus shows.

Dona Terezza – João Pessoa-PB

:: Quarta dia 17/08/16

Hora: 17h

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: “Em Família”

Cantor: Fábio Bocarely Band – Campina Grande- PB

Proposta montada em família, o cantor Fábio Bocarely, vem há 20 anos trabalhando com bandas dentro e fora do Estado da Paraíba. Hoje, atua como cantor Baile e divulga seu trabalho Pop Rock. A Banda é formada com seus dois filhos, Wellison e Wallison, e focada atualmente em seu CD com todas as músicas de autoria do compositor Isaias Borborema de Campina Grande.

 

Hora: 18:30h

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: “A Cor do Som”

Banda: Laboratório Mundo – Campina Grande – PB

Em 2015, surgiu um novo som no planalto da Borborema! Um laboratório musical que mistura de rock’n roll a ciranda, mpb a hip-hp, dub, música eletrônica à psicodelia poética, onde atinge uma sonoridade que representa várias referências da música regional contemporânea. Seis amigos de bairro de segmentos musicais diferentes encontram-se no meio urbano para fazer um som contemporâneo que mistura ritmos da nossa cultura popular no meio da cultura urbana e moderna.

FOTO

:: Quinta dia18/08/16

Hora: 17h

Local: Palco CAIXA – Praça da Bandeira

Show: “Grandes Mestres do Choro”

Grupo: Chorata – Campina Grande-PB

O grupo toca junto desde 2007, e durante alguns anos foi intitulado de “Grupo Musical Sexteto Ensaio.Com”. Com a saída de alguns membros transformou-se no “Chorata”, porém os objetivos continuaram os mesmos. Sob o patrocínio do SESC Paraíba participou do Projeto 7 Notas (CD gravado), Sesc “Partituras e Música de Raiz”; e na UFCG do programa Segundas Musicais promovido pelo Departamento de Arte e Música da Universidade. No Teatro Municipal Severino Cabral, participou do Festival de Flautas 2015.

Chorata – Campina Grande-PB

Hora: 18:30h

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: “40 Anos de Samba”

Grupo: Samba Show – Campina Grande -PB

Foi criado a partir da ideia de amigos músicos, no bairro da liberdade por volta de 1976, com o objetivo de unir e fazer um grupo diferente e contagiante, aliando o SAMBA, MPB e Chorinho. Com sua energia, animação e harmonia diferenciada o grupo Samba Show contagia e deixa saudades por onde passa, não deixa ninguém parado e promove a cultura musical, seguindo as vertentes do que há de melhor em nossa música brasileira. Possui um vasto repertório onde está incluído Fundo de Quintal, Zeca Pagodinho, Arlindo Cruz, dentre outros…

Samba Show – Campina Grande -PB

Hora: 20h

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: Músicas para o Exagero da Paixão”

Banda: Varal de Cabaré – Campina Grande – PB

A partir da proposta de releitura de músicas “bregas”, foram surgindo composições autorais onde a lírica e os arranjos espontaneamente soavam como as canções antigas de amor e exagero, com uma pegada rock ‘n roll. O grupo vem ganhando espaço pra mostrar suas músicas apresentando-se em diversos festivais e eventos no Estado da Paraíba, fazendo em paralelo a isso diversos shows em outros Estados do Nordeste e fora dele, tais como João Pessoa – PB, Recife – PE, Crato – CE e participando de eventos fora da região, tais como o Monstro Rocks, organizado pela Monstro Discos, o qual ocorreu em Goiânia – GO.

FOTO

:: Sexta dia 19/08/16

Hora: 20h

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: “Batidas Essenciais”

Banda: DJ Gerson Freitas – Campina Grande – PB

Autor do Projeto Cultura DJ em Campina Grande tem como objetivo vivenciar, divulgar, identificar e analisar a realidade e comportamento da cena cultural no âmbito da profissão DJ/cultura musical em que se encontra a cidade de Campina Grande – Paraíba. Trás ao Festival um explosão de ritmos para o palco Caixa.

Hora: 21h

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: “Swing, Samba Rock”

Banda: Dona Trêta – Campina Grande – PB

Surgindo dentro do Campus da Universidade. A Dona Trêta é uma Banda de música brasileira, que adora passear pelo universo do rock, soul, e principalmente do samba rock, com liberdade de um passeio da candeia até o rappa. Hoje, o trabalho vem num crescente de amadurecimento musical e a cada show busca novas sonoridades.

DJ Gerson Freitas – Campina Grande - PB

 :: Sábado dia 20/08/16

Hora: 17h

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: “20 e Poucos Anos de Samba”

Grupo: Pura Raiz – João Pessoa – PB

Grupo de samba da cidade de João Pessoa dedicado à produção autoral e ao fomento do samba de raiz. O Pura Raiz foi formado por volta de 1996, a partir das rodas de samba que aconteciam nos bairros da cidade. Além de manter um vasto repertório autoral, o grupo vem propondo novos arranjos para sambas clássicos da música popular brasileira. Hoje, depois de 20 anos de trajetória, o Pura Raiz é referência para várias gerações de sambistas na cidade de João Pessoa. Com dois CDs e um DVD gravados, o grupo está em fase de produção do seu novo EP.

Pura Raiz – João Pessoa - PB

Hora: 19h

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: “Na Poética do Samba”

Cantores: Gitana Pimentel, Alexandre Tan e Lara Sales – Campina Grande- PB

No Centenário do Samba, o Festival de Inverno de Campina Grande entra em cena no palco da Caixa com o Show “Na Poética do Samba”, com Lara Sales, Alexandre Tan e Gitana Pimentel, nomes de primeira linha na música campinense. É um Show para sentir o samba com vozes afinadas e inspiradas nos grandes compositores da MPB. Na afinação maravilhosa da jovem Lara Sales, junto à performance e interpretação de Alexandre Tan, este show fecha com Gitana Pimentel, esta paraibana que colocou o samba da Paraíba em evidência ao ser finalista do “Prêmio Multi Show”, com a composição “Pra Cima de Mim”.

90

Hora: 21h

Local:  Palco CAIXA – Praça da Bandeira

Show: “Em Samba”

Grupo: Mart´nalia- Rio de Janeiro – RJ

Mart’nália samba desde que nasceu. Acompanhava o pai às rodas de Vila Isabel ainda muito pequena e foi assim que se apaixonou pela música. Foi lá que aprendeu a sambar, cantar, tocar violão e pandeiro. Entre as décadas de 80 e 90, chegou a gravar dois discos “De Brincadeira”, como ela mesma gosta de dizer. Mart´nália (1985) saiu pela gravadora 3M e tinha direção musical de Ruy Quaresma. Somente dez anos depois chegaria às lojas seu segundo disco, para não parar mais e ganhar o mundo.

Martinalia

:: Domingo dia 21/08/16

Hora: 17h

Local:  Palco CAIXA – Praça da Bandeira

Show : “Muito Rock pra Você”

Banda: Delito  – Campina Grande – PB

Banda formada em 1987 por estudantes, com intuito de dar vazão ao que acontecia na cena musical na década de 80: Uma explosão do Rock nacional vindo de todo o país, e Campina Grande não poderia ficar de fora. Com um Rock energético de letras contundentes, os então garotos do DELITO: Ricardo Moura, Maerson Meira, Kennedy Costa e Giuliano Santos, além das próprias músicas, reproduziam outras bandas como: Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Capital Inicial, Camisa de Vênus, Plebe Rude entre outras.

FOTO

Hora: 19h

Local:  Palco CAIXA – Praça da Bandeira

Show: “Tributo a LED ZEPPELIN ”

Banda: Albatroz – Campina Grande – PB

A história da música já cataloga o século XX como o século em que a música popular teve sua maior predominância. Catalisada pela indústria fonográfica que se estabeleceu desde a primeira metade do século, fomentou a criação de diversas manifestações musicais adaptadas à praticamente todo gosto. Com esse ambiente, surgiram diversos estilos musicais que se moldavam às necessidades de expressão diversas, e grupos que atendiam a essas demandas. Hoje, à luz de uma observação mais distanciada do furacão dos acontecimentos da época, pode-se enxergar com mais clareza quais os grupos ou artistas que foram mais representativos das expressões que representavam. Seja porque ainda estão em atividade ou por suas obras serem modelares e inspiradoras de novas estéticas nesses “novos” tempos, destacamos que a estética (ou atitude) Rock, tem uma comunicação garantida com as novas gerações e é base para as primeiras iniciações musicais de jovens por todo o planeta, independente de cultura, fruto da velocidade da globalização das informações.

Albatroz – Campina Grande - PB

:: Segunda dia 22/08/16

Hora: 20:45h  

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: “Raízes do Jazz”

Grupo: Paraíba Dixieland – Campina Grande – PB

Idealizado a partir de experiências vividas pelos músicos Fernando Alves e Tiago Alves, durante uma temporada na Espanha (de 2004 a 2008), os dois vivenciaram variados estilos musicais como funk, blues, fusão de música flamenca com latina e dixieland. A partir das experiências com diversos ritmos, os dois amigos se juntaram com o trompetista Cleiton Soares – que permaneceu na cidade – e desenvolveu várias pesquisas sobre o gênero musical – jazz. O ritmo se desenvolveu a partir da mistura de várias tradições musicais, especialmente da cultura afro como a cultura americana, resultando num estilo musical que se difundiu por vários países. Nascido do blues, das work songs dos trabalhadores negros norte-americanos, do negro spiritual protestante e do ragtime, o jazz passou por uma extraordinária sucessão de transformações no século XX.

Paraíba Dixieland

:: Terça dia 23/08/16

Hora: 17h

Local: Palco CAIXA –  Praça da Bandeira

Show: “Rock Popular Brasileiro”

Banda: Thaíse Porto – Campina Grande – PB

Thaíse Porto, jovem cantora e compositora paraibana, caminhou por bandas de mpb e pop rock nacional e internacional, chamando atenção por onde passava, devido ao seu forte e peculiar timbre de voz. No ano de 2011, foi convidada a gravar seu primeiro CD solo em Belo Horizonte no estúdio Máquina do Skank, em Minas Gerais. Em BH, contou com Ricardo Gomes como produtor musical, onde manteve contatos importantes com o mundo da música e foi presenteada com a participação do músico de renome Marcus Vianna, em uma das faixas do seu álbum “Ideal”.

Thaíse Porto – Campina Grande - PB

Hora: 19h

Local: Palco Caixa – Praça da Bandeira

Show: “Nos Bares da Vida”

Grupo: Vários artistas Campinenses  – PB

Nos Bares da Vida, vários artistas de Campina Grande, cantantes nos bares da cidade trazem a nostalgia, boemia e intimidade com a flor da MPB no panorama atual. Este Show no palco da Caixa vem fortalecer este universo perdido ao longo dos tempos. Conta com uma plêiade de artistas que cantam e encantam nas noites e madrugadas enluaradas de Campina. Amâncio, Pepixo Neto, Erika Marques, Kelson Kizz, Larissa Benevides, Viviane Stayner, Tina Dias, Carol Bsoul, Stefany & Gabi e Josemar Souto vão emocionar o público e perfumar a Praça da Bandeira com a saudade de ontem, hoje e de todos os amanhãs.

Vários artistas Campinenses  – PB

Hora: 17h

Local: Palco CAIXA – Praça da Bandeira

Show: “Vida é Arte”

Cantor: Jorge Vercillo – Rio de Janeiro – RJ

É impossível escrever a história da música brasileira a partir dos anos 90 sem tocar muitas vezes no nome de Jorge Luiz Sant´anna Vercillo, ou simplesmente Jorge Vercillo, que é como este cantor, compositor e músico carioca, nascido em 11 de outubro de 1968, é conhecido por milhões de brasileiros. Basta listar as conexões deste artista de talento múltiplo para perceber sua influência na música brasileira. O Vercillo que tem emplacado sucessivos hits nacionais nas rádios e nas trilhas sonoras de novela desde os anos 90 – em escalada de sucesso intensificada em 1999, ano em que o cantor lançou seu terceiro álbum -“Leve”-, disco que o catapultou ao estrelato nacional – é o mesmo artista que assinou em pé de igualdade um CD/DVD com Jorge Aragão, Jorge Ben Jor e Jorge Mautner. É um compositor versátil – hábil na feitura tanto de uma balada pop como de um samba ou mesmo de um xote – que virou parceiro de compositores de gerações e estilos distintos, como Ana Carolina e Marcos Valle. No ano de 2013 lançou o 12º título oficial de sua discografia solo, o CD e DVD Luar de sol – Ao vivo no Ceará (Posto 9 / Microservice). Com esse trabalho, o artista lança mais um sucesso, “Face de Narciso”, parceria com Jota Maranhão já propagada desde março na trilha sonora da novela Flor do Caribe (TV Globo, 2013). Canta com Fagner e interage com artistas cearenses a partir da captação – feita sob direção de Darcy Bürger – de show apresentado em setembro de 2012 no Theatro José de Alencar, em Fortaleza (CE).

Jorge Vercillo – Rio de Janeiro - RJ