DestaquesNotícias

Festival de Inverno segue com programação no fim de semana

O evento realiza apresentações de música, teatro e dança na Praça da Bandeira, Feira Central, Parque Evaldo Cruz e Teatro Municipal

Abrindo a programação desta sexta-feira (15), acontece o espetáculo “Silêncio Total! Vem chegando um palhaço”, com Luiz Carlos Vasconcelos, protagonizando o Palhaço Xuxu. O ator e encenador conheceu o teatro aos seis anos de idade, em sua cidade natal, Umbuzeiro/PB, e se encantou pelo circo. A peça é cheia de expressões e poesia visual, garantindo muita diversão e risadas. A apresentação é realizada no Parque Evaldo Cruz.

Com 50 anos de história, o FICG realiza hoje à noite, uma homenagem no Teatro Severino Cabral a todos os prefeitos de Campina Grande que contribuíram com o Festival nesse período. O intuito dessa ação é relembrar todos os nomes que fizeram parte do projeto e agradecer a parceria que foi fundamental para a realização desse evento que valoriza a cultura e incentiva todas as formas de arte. Eles recebem a “Medalha do Jubileu de Ouro do Festival de Inverno”.

Em seguida acontece a Mostra de Cultura Popular com a participação dos grupos: Cia Livre de Dança, Grupo Caetés, Tropeiros da Borborema, Cia. Raízes, Ariús, Grupo Acauã da Serra, Grupo Caísca, Cabruá, e a Quadrilha junina convidada: Mistura Gostosa. Finalizando as apresentações no Teatro Severino Cabral, o Balé da Cultura Negra do Recife (PE) apresenta o espetáculo “Nações Africanas”, que explora ritmos, cantos e danças, e é uma viagem pela cultura africana.

Já no Parque Evaldo Cruz acontece dentro da Mostra Nacional de Música, o show do cantor e compositor, Emerson Uray, que já possui 30 anos de carreira. Encerrando a programação da sexta-feira, tem show de Zé Filho e Moisés Freire.

No sábado (16), a programação começa pela manhã na Praça da Bandeira com o espetáculo “Um conto de amor Nordestino” do Coletivo Teatral Sonhe Que Dá (Bayeux – PB). Em seguida, acontecem os shows de Naninha, na Feira Central, e Gitana Pimentel, na Praça da Bandeira.

Pela tarde, o Festival de Inverno realiza a Missa de Ação de Graças do 50º FICG, com participação dos Grupos Folclóricos de Campina Grande e convidados, na Capela São Vicente de Paula, e a Mostra das Escolas e Academias de Dança de Campina Grande, no Parque Evaldo Cruz.

À noite, a Cia. Municipal de Dança de João Pessoa (PB) apresenta os espetáculos “Gala Clássica” e “Vórtice”, no Parque Evaldo Cruz. Em seguida, a cantora Nathalia Bellar dá início às apresentações musicais.

Encerrando a noite, o Grupo Renascer (Campina Grande – PB) apresenta no Teatro Severino Cabral o espetáculo “Quem sabe ele vem”. A peça mostra a história de dois personagens fictícios, que vivem intensos conflitos internos, de perseguição, rejeição, torturas, submissão e angústias.  No Parque Evaldo Cruz, a cantora e compositora Val Donato encerra a programação do sábado, com um show que traz no repertório muito reggae e MPB.

Encerrando o fim de semana, o domingo (17) começa com muita energia no Parque Evaldo Cruz, com a “Batalha All Style de Inverno – CG”, uma competição de dança que reúne dançarinos de diferentes estilos em um encontro de criatividade, técnica e expressão corporal, fortalecendo a cena urbana da cidade dentro do Festival de Inverno.

A programação musical do dia segue com o Coletivo do Rock, que ocupa o Parque Evaldo Cruz com oito bandas de rock, promovendo a diversidade musical local. No Teatro Municipal Severino Cabral tem apresentações de dança contemporânea com dois espetáculos: “Segundo G.H”., da artista Carina Nagib (SP), e logo em seguida,  “Às vezes eu Kahlo”, da Geda Cia. de Dança (RS), que traz uma abordagem poética inspirada na vida e na arte da pintora Frida Kahlo.

 

Confira mais detalhes da programação:

 

15 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

 

 Teatro

“Silêncio Total! Vem chegando um palhaço” (João Pessoa – PB)

Local: Parque Evaldo Cruz Horário: 16h

 

Sessão Memória

Homenagem aos prefeitos de Campina Grande que passaram pela História dos 50 anos do Festival de Inverno

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 19h

 

Música

Emerson Uray

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 19h

 

Cultura Popular

Espetáculo da Cultura Popular Cia Livre de Dança, Grupo Caetés, Tropeiros da Borborema, Cia. Raízes, Ariús, Grupo Acauã da Serra, Grupo Caísca, Cabruá. Quadrilha junina convidada: Mistura Gostosa.

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 20h30

 

Cultura Popular

Espetáculo “Nações Africanas” Balé da Cultura Negra do Recife (PE)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 21h

 

Música

Zé Filho e Moisés Freire

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 21h

 

16 DE AGOSTO (SÁBADO)

 

Teatro

“Um conto de amor Nordestino” Coletivo Teatral Sonhe Que Dá (Bayeux – PB)

Local: Praça da Bandeira

Horário: 10h

 

Música

Naninha

Local: Feira Central

Horário: 11h

 

Música

Gitana Pimentel

Local: Praça da Bandeira

Horário: 12h

 

Solenidade

Missa de Ação de Graças do 50º FICG (Participação dos Grupos Folclóricos de Campina Grande e convidados)

Local: Capela São Vicente de Paula

Horário: 16h

 

Dança

Mostra das Escolas e Academias de Dança de Campina Grande

Local: Parque Evaldo Cruz (Açude Novo)

Horário: 16h

 

Dança

“Gala Clássica” e “Vórtice” Cia. Municipal de Dança de João Pessoa (PB)

Local: Parque Evaldo Cruz (Açude Novo)

Horário: 18h

 

Música

Nathalia Bellar

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 19h

 

Teatro

“Quem sabe ele vem” Grupo Renascer (Campina Grande – PB)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 20h

 

Música

Val Donato

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 21h

 

17 DE AGOSTO (DOMINGO)

 

Dança

Batalha “All Style de Inverno – CG”

Local: Parque Evaldo Cruz (Açude Novo)

Horário: 15h

 

Música

Coletivo do Rock

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: das 17h às 21h

 

Dança

“Segundo G.H.” Carina Nagib (SP)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 20h

 

Dança

“Às vezes eu Kahlo” Geda Cia. De Dança (RS)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 20h30

 

Ascom FICG

Texto: Ana Lima

Edição de Texto: Hermano Junior

Botão Voltar ao topo