46º FICG abre inscrições para oficina de dança popular

Postado por ascom em 14 de agosto de 2021


Bailarina Maria Eugenia Tita./ Foto: Divulgação

 

O Festival de Inverno de Campina Grande vai realizar no próximo dia 20 de agosto a oficina de Perré. A atividade vai acontecer de forma online e será ministrada por Maria Eugenia Tita, bailarina e pesquisadora das danças tradicionais brasileiras. O Perré é um dos ritmos que integra a manifestação cultural Caboclinho, muito tradicional no estado de Pernambuco.

Na oficina que vai ser realizada através da plataforma virtual Zoom, Maria Eugenia Tita vai apresentar os princípios técnicos e possibilidades criativas do Perré. A proposta é que através da transmissão dos movimentos, passos e manobras dessa dança, o participante possa assimilar a diversidade de repertórios oferecidos por esse ritmo e desenvolva coporalidades e reflexão sobre o ensino e transmissão do Perré.

A oficina é destinada principalmente a bailarinos, professores e pesquisadores da cultura popular, mas o público em geral interessado pode participar. A atividade formativa acontece das 14h às 16h, com o limite máximo para 100 participantes. Podem se inscrever pessoas entre 17 e 60 anos. As inscrições podem ser realizadas através de um formulário disponível no seguinte link: shorturl.at/fCFS7.

A 46ª edição do Festival de Inverno vai acontecer entre os dias 20 e 24 de agosto de forma híbrida e é uma realização do Instituto Solidarium e Prefeitura Municipal de Campina Grande.

 

Bailarina Maria Eugenia Tita./ Foto: Divulgação

 

Sobre Maria Eugenia Tita

Maria Eugenia Tita é dançarina, pesquisadora e diretora. Atuando nos palcos desde os nove anos desenvolve um trabalho cênico e pedagógico a partir da união das danças tradicionais brasileiras à técnicas de teatro físico adquiridas entre Europa e Índia. Formada em história é criadora do projeto “Nos Passos da Nossa História”, compõe a equipe pedagógica do Instituto Brincante, ministrou cursos na pós-graduação do Instituo Singularidades (SP) e do Paço do Frevo (PE) e lecionou o curso de História da Música Popular Brasileira do programa de Formação Técnica da Funarte. Maria Eugenia Tita é filha do cantor, compositor, bailarino e pesquisador da cultura popular Antônio Nóbrega.