Vai ser no Palco do Teatro Municipal Severino Cabral, o homenageado deste ano do Festival de Inverno de Campina Grande (FICG), que a 48ª edição do evento terá início. A Cultura Popular vai ganhar a casa de espetáculos construída há quase sessenta anos para ser o espaço das artes na cidade. A entrada para a cerimônia de abertura do festival é gratuita.
Na primeira noite o público vai ser recebido no Hall de entrada do teatro pelas crianças do Projeto Tamanquinhos das Artes com apresentações de música e teatro, além da exposição “Pedagogia da Criatividade”. Em seguida, após a cerimônia de abertura, tem o “Espetáculo da Cultura Popular – Danças dos ciclos carnavalesco, junino e natalino”, com performances dos grupos folclóricos de Campina Grande. A montagem mostra as danças que integram os ciclos culturais que dialogam com as atividades promovidas ao longo do ano pelo Instituto Solidarium, através dos projetos Bloco da Saudade, São João do Carneirinho e Folias de Natal. O espetáculo tem a participação da companhia pernambucana Papanguarte Balé Popular de Bezerros.
No sábado, a programação continua com atividades na Feira Central que recebe a Banda Varal de Cabaré; no Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC) com o espetáculo de dança “Corpo Emprestado”; e na Praça da Bandeira com a apresentação da peça “UBU: O que é bom tem que continuar!”, do Rio Grande do Norte. Também na praça, a Clarim Cia. de Dança, de São Paulo, apresenta o espetáculo “Ou 9 ou 80” que tem no enredo o universo do passinho e do funk, e conta as histórias dos dançarinos da periferia do Rio de Janeiro e de São Paulo. O fio condutor do trabalho são as 9 mortes no baile em Paraisópolis e os 80 tiros em uma família da Zona Oeste do Rio de Janeiro, que se unem com as outras histórias dos integrantes do espetáculo.
A programação do domingo começa na Praça da Bandeira pela manhã com a Mostra das Escolas e Academias de Dança da Paraíba. Ao fim da tarde, o espaço recebe os shows do guitarrista Zé Filho com a participação de Renata Arruda. Em Seguida, a Banda Cabruêra apresenta o show de lançamento do seu sexto álbum “Sol a Pino”. A banda, que este ano completa 25 anos de carreira, reúne diversas influências que vão desde o cancioneiro popular da Paraíba, através do coco, repente, forró, embolada e ciranda, até o rock, reggae, dub, afrobeat e worldmusic. Também no período da tarde, o Grupo Teatro Oficina, de Sousa (PB), apresenta o espetáculo “Torturas de um Coração”, no Museu de Arte Popular da Paraíba (o Museu dos Três Pandeiros).
Além disso, a programação do fim de semana do FICG também integra a realização de oficinas de dança e teatro, que vão ser realizadas no Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC) e Centro Cultural Lourdes Ramalho. As informações e fichas de inscrições para essas ações formativas estão disponíveis no Instagram @festivalinvernocg. As atividades do festival acontecem de 18 a 26 de agosto em diferentes pontos da cidade de forma gratuita. Para os espetáculos e apresentações em espaços fechados será necessário a retirada de ingressos através do site sympla.com.br/ficg.
O 48º Festival de Inverno é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, e Prefeitura Municipal de Campina Grande, com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba e Vitamassa. O evento tem apoio cultural da Unifacisa, UEPB, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, La Luissa e UFCG. Outras informações podem ser obtidas através do instagram @festivalinvernocg.
Veja os detalhes da programação:
18 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)
Artes visuais
Exposição “Pedagogia da Criatividade”
(Projeto Tamanquinhos das Artes – PB)
Local: Hall do Teatro Municipal Severino Cabral
Horário: 19h
Música
Concerto de violino e apresentação de Teatro
(Projeto Tamanquinhos das Artes – PB)
Local: Hall do Teatro Municipal Severino Cabral
Horário: 19h
Projeto Tamanquinhos das Artes
Cerimônia de Abertura do FICG – entrega de homenagens
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Horário: 20h
Cultura Popular
Espetáculo da Cultura Popular – Danças dos ciclos carnavalesco, junino e natalino
(Cia Livre de Dança, Grupo Caetés, Tropeiros da Borborema, Grupo Raízes e Quadrilha Junina Escorrega mas não cai – PB; com a participação da companhia Papanguarte Balé Popular de Bezerros – PE)
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Horário: 20h30
Papanguarte Balé Popular de Bezerros
19 DE AGOSTO (SÁBADO)
Música
Varal de Cabaré – PB
Local: Feira Central de Campina Grande
Horário: 10h
Varal de Cabaré
Teatro
UBU: O que é bom tem que continuar!
(Clowns de Shakespeare, Facetas e Asavessa – Natal/ RN)
Local: Praça da Bandeira
Horário: 10h
Espetáculo UBU: O que é bom tem que continuar!
Dança
Corpo Emprestado
(Erick Breno – PB)
Local: Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC)
Horário: 18h30
Espetáculo Corpo Emprestado
Dança
Espetáculo “Ou 9 ou 80”
(Clarim Cia de Dança – SP)
Local: Praça da Bandeira
Horário: 20h
Espetáculo “Ou 9 ou 80”
20 DE AGOSTO (DOMINGO)
Dança
Mostra da Escolas e Academias de Dança da Paraíba
Local: Praça da Bandeira
Horário: 10h
Ballet Clássico do Centro Cultural Lourdes Ramalho
Teatro
Torturas de um Coração
(Grupo Teatro Oficina – Sousa/ PB)
Local: Museu de Arte Popular da Paraíba (Três Pandeiros)
Horário: 16h
Espetáculo Torturas de um Coração
Música
Zé Filho com a participação de Renata Arruda – PB
Local: Praça da Bandeira
Horário: 17h
Zé Filho
Renata Arruda
Música
Cabruêra – PB
Local: Praça da Bandeira
Horário: 19h
Banda Cabruêra