DestaquesNotícias

Biliu de Campina é homenageado na Mostra Nacional de Música do 49º FICG

O show em tributo ao artista vai reunir familiares e músicos que fizeram parte da vida do cantor e compositor falecido no mês passado

Nesta terça-feira (20) a programação do 49º Festival de Inverno de Campina Grande continua com apresentações de Teatro, shows e exibições de filmes. As apresentações e sessão de cinema acontecem na Praça da Bandeira, Cineteatro São José e Miniteatro Paulo Pontes (Anexo ao Teatro Municipal). A entrada é gratuita.

Na Praça da Bandeira, a partir das 18h, a Mostra Nacional de Música apresenta duas atrações. A primeira delas é a Banda Candeeiro Natural. O grupo pop paraibano une reggae a elementos da música nordestina. Essa fusão de gêneros musicais é o que caracteriza e identifica a sonoridade da banda, que traz no seu repertório uma música autêntica, com canções próprias e versões atualizadas de composições já consagradas.

Também na Praça da Bandeira, às 20h, acontece o show “Tributo a Biliu de Campina”, com Filipe Sousa e a Fuzaca Lima Xavier. O grupo é formado por músicos de gêneros e segmentos diversos como o Samba, Rock, Forró, Jazz, mas com uma singularidade: todos são da tradicional família Lima Xavier, família do Mestre Biliu de Campina. Um dos idealizadores dessa homenagem é Felipe Sousa, afilhado musical do cantor e que esteve nos palcos com o artista nos últimos anos de sua vida. “A gente já vinha trabalhando com ele durante esses seis anos e agora a gente está dando continuidade às tradições dele. Ele preparou a gente para esses momentos, então a gente está se prospectando mesmo”, explicou Felipe.

Filipe Sousa e a Fuzaca Lima Xavier. Foto: @allandavid.77

Na programação do 49º FICG desta terça-feira tem de pré-estreia de cinema, com a primeira exibição pública do curta-metragem “Antes de ser blues”, dirigido por Sinedei de Moura Pereira. Essa produção audiovisual apresenta a fictícia Eldorado, lugar onde a realidade de um mundo em transe provoca consequências na vida dos cidadãos comuns. Um filme “de cinema” com referências ao expressionismo, nouvelle vague, tropicalismo e udigrudi. Depois da exibição acontece debate com o realizador, parte do elenco e equipe técnica, com as participações de Marco Vidal (Funetec) e Romero Azevedo (Coordenador da Mostra Nacional de Cinema). A sessão acontece a partir das 18h, no Miniteatro Paulo Pontes.

A noite também é de teatro com o espetáculo “Madre, 7 Solos Filiais” da Caras & Bocas Cia de Entretenimento, e que tem dramaturgia e direção de Saulo Queiroz. Para a peça, foram construídos sete monólogos onde as vozes dos filhos compõem os retratos, sob o exclusivo viés da experiência filial, de suas mães. A dramaturgia tem como ponto fulcral o tratamento iconoclástico da maternidade, expondo os perfis de mães fora da expectativa de normalidade, através dos relatos dos filhos. A apresentação acontece no Cineteatro São José, às 20h.

Espetáculo “Madre, 7 Solos Filiais”

O Festival de Inverno de Campina é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e Prefeitura Municipal de Campina Grande. O FICG também conta com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba e Vitamassa. O evento tem apoio da Unifacisa, UEPB, La Suissa, FIEPB / SESI, Gráfica Artexpress e Unimed. Nesta edição, o festival tem a parceria cultural da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec-PB) e do SESC Paraíba. Outras informações podem ser obtidas através do Instagram @festivalinvernocg ou no site festivalcampina.com.br.

Botão Voltar ao topo