DestaquesNotícias
Tendência

Festival de Inverno encerra sua programação no fim de semana com dança, música, teatro e cinema

Participam dos últimos dias do evento artistas de Campina Grande, Rio de Janeiro e Ceará.

A programação do Festival de Inverno prossegue hoje e amanhã com atividades na Praça da Bandeira, Centro Artístico e Cultural da UEPB, Memorial Severino Cabral e Feira Central. Toda a programação é gratuita.

As atividades de hoje começam no Memorial Severino Cabral com a última sessão da Mostra “Cinema e Teatro”, com a exibição do documentário “A Alma da Feira”. A obra audiovisual foi produzida em Campina Grande pelos estudantes do curso de design da UFCG, sob a supervisão do professor Wellington Medeiros. Após a exibição acontece um debate com os realizadores e os feirantes que participam do filme. A entrada é gratuita e os ingressos estão disponíveis no sympla.com.br/ficg.

No Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC) tem apresentação do espetáculo “Quando as Máquinas Param”, do Grupo Imagens de Teatro, do Ceará. A peça mostra a angústia de um matrimônio perfeito, porém fragilizado por conta do desemprego do esposo.  A crise se agrava quando Nina fala de sua gravidez inesperada. Zé em momento de desespero tem um plano nada aceitável para a futura provedora dessa criança. Os ingressos gratuitos podem ser retirados no Sympla.

O Ballet Cidade de Niterói, do Rio de Janeiro, apresenta na Praça da Bandeira o espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina”. A montagem fala através da dança sobre a simplicidade na poesia e vida de Cora Coralina. O título Pedra Doce faz uma referência ao fato de Cora se autointitular doceira, inspiração para que durante o espetáculo o público tenha a experiência olfativa de sentir o aroma do doce de coco feito em cena.

Já no sábado, a programação do 48º FICG começa com dança na Feira Central, com a apresentação do espetáculo “Arteiros”, a nova montagem do Ballet Cidade de Niterói, do Rio de Janeiro. Voltado para o público infantojuvenil, o espetáculo foi criado a partir da junção dos tradicionais jogos lúdicos, exercícios laborais, cantigas de roda, lendas antigas e do atual TikTok.

Na praça da Bandeira as atrações de amanhã são de música nos horários da manhã e tarde. A programação começa com uma Roda de Samba, seguida de uma Roda de Chorinho, com a participação de artistas de Campina Grande, a exemplo de Gitana Pimentel, Adília Uchôa, Lucas Barreto, Anildo Cruz e Severo Ramos.

No Período da tarde tem a apresentação do Coqueiro Alto, de Campina Grande. O grupo tem como proposta resgatar a tradição “coquista”, incentivar a prática percussiva e a formação de plateia, fortalecendo e difundindo essa expressão artística da Cultura Popular. Logo após, tem o show do Grupo Pelo Corre. O grupo é um coletivo de artistas da música independente de Campina Grande que trabalha na gravação de singles de cantores e compositores de Hip Hop da região, além da produção de alguns videoclipes desses artistas. O coletivo divulga este material através da Internet.

Encerrando a programação do 48º FICG acontece no Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC), o “Batuque antropofágico: Uma festa… um babado…um bafon…”. A atividade integra a Mostra Nacional de Teatro e é uma homenagem a Zé Celso Martinez Corrêa, falecido em julho deste ano. Zé Celso foi um importante dramaturgo brasileiro e criador da Companhia Teatro Oficina, um dos grupos mais significativos do país.

O Festival de Inverno é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e Prefeitura Municipal de Campina Grande. Este ano o evento conta com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, Vitamassa e Café Aurora, e tem o apoio cultural da Unifacisa, UEPB, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, La Luissa, UFCG e do Restaurante Manoel da Carne de Sol. Outras informações podem ser obtidas através do Instagram @festivalinvernocg.

 

Confira os detalhes da programação:

 

25 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

 

Cinema

Filme “A Alma da Feira”

(Direção: Wellington Medeiros. / 2023)

Local: Cineclube Memorial (Av. Getúlio Vargas, 344 – Centro)

Horário: 19h

 

 

 

 

 

 

 

 

Teatro

Quando as Máquinas Param

(Grupo Imagens de Teatro – Fortaleza/ CE)

Local: Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC)

Horário: 19h30

Espetáculo “Quando as Máquinas Param”

 

 

 

 

 

 

Dança

Pedra Doce – Poética de Cora Coralina

(Ballet Cidade de Niterói – RJ)

Local: Praça da Bandeira

Horário: 20h

Espetáculo “Pedra Doce – Poética de Cora Coralina”

 

 

 

 

 

 

 

 

 

26 DE AGOSTO (SÁBADO)

 

Dança

Arteiros

(Ballet Cidade de Niterói – RJ)

Local: Feira Central de Campina Grande

Horário: 10h

Espetáculo “Arteiros”

 

 

 

 

 

 

 

 

Música

Roda de Samba – PB

Local: Praça da Bandeira

Horário: 10h

Gitana Pimentel
Lucas Barreto

 

 

 

 

 

 

Adília Uchôa
Severo Ramos

 

 

 

 

 

 

Música

Roda de Choro – PB

Local: Praça da Bandeira

Horário: 12h

 

Música

Grupo Coqueiro Alto – PB

Local: Praça da Bandeira

Horário: 14h

Grupo Coqueiro Alto

 

 

 

 

 

 

Música

Grupo Pelo Corre – PB

Local: Praça da Bandeira

Horário: 15h

Grupo Pelo Corre

 

 

 

 

 

 

 

Teatro

Batuque antropofágico em homenagem a Zé Celso Martinez Corrêa

“Uma festa… um babado…um bafon…”

Local: Centro Artístico Cultural da UEPB (CAC)

Horário: 18h30

Zé Celso Martinez Corrêa

Botão Voltar ao topo