Primeira noite do 46ª FICG é dedicada à Cultura Popular

Postado por ascom em 21 de agosto de 2021


A primeira noite do 46º Festival de Inverno de Campina Grande foi dedicada à Cultura Popular, com apresentações dos grupos parafolclóricos da cidade, repentistas e palestra-espetáculo sobre o tema.

A solenidade de abertura teve início no Teatro Municipal com a fala da idealizadora do Festival de Inverno e presidente do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania, Eneida Agra Maracajá. Em seguida, o prefeito de Campina Grande Bruno Cunha Lima falou de sua relação com a cultura local e a importância do FICG. Ele foi o homenageado da noite pelo apoio dado a realização do evento em 2021, mesmo nesse período de Pandemia.

 

                     

 

A programação começou com os poetas populares Iponax e Ivanildo Vila Nova, que encantaram o público do teatro e os internautas com os versos de improviso da cantora de viola. Logo após, aconteceu a “Celebração do Bumba Meu Boi” apresentado pelos grupos Acauã da Serra, Cia Raízes, Caetés, Tropeiros da Borborema e Cia Livre, com a participação do Boi Racionais do bairro da Conceição.

 

                     

 

A noite foi encerrada com a palestra-espetáculo “A Cultura Popular no Brasil”, ministrada pelo cantor, bailarino, ator e pesquisador Antônio Nóbrega. A palestra acontece online e foi transmitida para o público do teatro através de um telão e para os internautas através do canal do festival no YouTube.

O 46º Festival de Inverno é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e Prefeitura Municipal de Campina Grande. A programação do evento segue até a próxima terça-feira, dia 24 de agosto.

 

Fotos: Rondinelle de Paula