DestaquesNotícias
Tendência

Programação de hoje do 48º FICG tem cinema, teatro e dança

As atividades do Festival de Inverno de Campina Grande continuam nesta quarta-feira (23) com atividades na Praça da Bandeira, Cineteatro São José e Memorial Severino Cabral.

A programação de hoje do 48º FICG começa com a Mostra “Cinema e Teatro” que exibe o filme “Otelo”. A produção cinematográfica dirigida por Orson Welles é uma adaptação da tragédia de Shakespeare. No enredo, o general mouro Otelo é levado a pensar que sua nova esposa, Desdêmona, está tendo um caso com seu tenente Michael Cassio quando, na realidade, tudo faz parte do esquema de um amargo alferes chamado Iago. O filme foi premiado com a Palma de Ouro no Festival de Cinema de Cannes de 1952. Os ingressos para a sessão estão disponíveis no sympla.com.br/ficg.

No Cineteatro São José tem atividade da Mostra Nacional de Teatro com a apresentação do espetáculo “Razão para ficar”. O monólogo com a atriz paraibana Ana Marinho traz em sua narrativa as vozes de oito mulheres egressas do Hospital Psiquiátrico Juliano Moreira, hoje moradoras do Serviço Residencial Terapêutico da cidade de João Pessoa, que se entrelaçam aos poemas de Adélia Prado e Lisbeth Lima e às cartas de Clarice Lispector. Os ingressos para o espetáculo podem ser obtidos também no site sympla.

Já na Praça da Bandeira acontece a Mostra Nacional de Dança com os espetáculos “Raxa”, “Mande in Paraíba” e “Lança”. As apresentações começam a partir das 20h. O espetáculo “Raxa” é uma proposta de performance desenvolvida com base na vivência das dançarinas e intérpretes Jéssika Andrade e Jack Keysy nos encontros e disputas de Breaking no qual as artistas participam. Elas trazem para a cena situações e reflexões sobre a presença feminina, com toda sua diversidade, na cultura Hip Hop e como esse corpo se adapta e se defende em meio a uma batalha, dentro e fora da Cypher.

Em seguida, tem a apresentação do “Made in Paraíba”. O espetáculo é um processo de criação coreográfica que tem como ponto de partida as vivências profissionais e pessoais dos integrantes do Laboratório Urbano, um coletivo de pesquisa, estudo, experimento e criação do corpo cênico nas danças urbanas formado por dançarinos de Campina Grande. As músicas usadas nas performances retratam os costumes do povo nordestino, a paixão e orgulho pela cultura regional.

Também dentro da programação da Mostra de Dança acontece o espetáculo “Lança”, inspirado no Maracatu Rural ou Maracatu de Baque Solto, uma manifestação folclórica originária do Estado de Pernambuco e que tem como principal símbolo o caboclo de lança. A montagem da Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão, do Rio Grande do Norte, é uma homenagem ao povo rural com seus brincantes e brinquedos.

A programação do 48º FICG segue até o próximo sábado, dia 26 de agosto. O evento é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e Prefeitura Municipal de Campina Grande, e tem o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, Vitamassa e Café Aurora. O FICG conta com o apoio cultural da Unifacisa, UEPB, Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, La Luissa, UFCG e Restaurante Manoel da Carne de Sol. Outras informações podem ser obtidas através do Instagram @festivalinvernocg.

Programação de hoje:

 

23 DE AGOSTO (QUARTA-FEIRA)

 

Cinema

Filme “Otelo”

(Direção: Orson Welles –  93 mins.)

Local: Cineclube Memorial (Memorial Severino Cabral – Av. Getúlio Vargas, 344 – Centro)

Horário: 19h

 

 

 

 

 

 

 

 

Teatro

Razão Para Ficar

(Ana Marinho – João Pessoa/ PB)

Local: Cineteatro São José

Horário: 19h30

Espetáculo “Razão Para Ficar”

 

 

 

 

 

 

Dança

Raxa

(Soul Brazil – PB)

Local: Praça da Bandeira

Horário: 20h

Espetáculo “Raxa”

 

 

 

 

 

 

Dança

Made in Paraíba

(Laboratório Urbano – PB)

Local: Praça da Bandeira

Horário: 20h30

Espetáculo “Made in Paraíba”

 

 

 

 

 

 

 

 

Dança

Lança

(Cia. de Dança do Teatro Alberto Maranhão – RN)

Local: Praça da Bandeira

Horário: 21h

Espetáculo “Lança”
Botão Voltar ao topo