DestaquesNotíciasrascunho

Elba Ramalho abre programação do 50º Festival de Inverno de Campina Grande

A abertura do FICG também é marcada por uma sessão solene em homenagem à quinquagésima edição do evento

Em 2025, o Festival de Inverno de Campina Grande comemora seus 50 anos. Para celebrar essa data uma programação especial foi montada com nomes que fizeram parte dessa história. Uma delas é a cantora Elba Ramalho, que esteve na primeira edição do Festival. O show dela acontece no Parque Evaldo Cruz, às 22h. 

O ano era 1975, quando Elba subiu ao palco do Teatro Municipal. Ela já estava morando na capital carioca quando voltou a Campina Grande para participar do evento. Desse tempo para cá, já foram seis apresentações e a cantora retorna em 2025 para celebrar o jubileu do festival que ela viu nascer. Segundo Eneida Agra Maracajá, presidente do Instituto Solidarium e idealizadora do FICG, “a artista não tinha sequer gravado o seu primeiro álbum, o Ave de Prata, quando esteve no Festival. Era uma garota, estava no Rio de Janeiro e veio sem cachê. Hospedou-se na casa de Dona Geni, sua  mãe, e fez um show solo, ela e o violão”.

A programação do primeiro dia começa pela manhã com uma Sessão Solene de entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Municipal” concedida pela Câmara Municipal de Campina Grande, em homenagem ao Jubileu de Ouro do Festival de Inverno. A autoria é da vereadora Jô Oliveira. Após a cerimônia, acontecem apresentações de música, teatro e dança do Tamanquinhos das Artes, projeto desenvolvido pelo Instituto Solidarium, através do Festival de Inverno, com crianças em vulnerabilidade social na Feira Central. Além disso, tem a abertura da Exposição “Pedagogia da Aprendizagem”, com obras artísticas dessas crianças. 

 

Luís Kiari (foto: Divulgação)

 

À noite tem início a Mostra Nacional de Música com shows no Parque Evaldo Cruz. A primeira atração é o cantor e compositor campinense, radicado no Rio de Janeiro, Luís Kiari. Ele apresenta ao público o show “Isso me fará”, com músicas de todos os seus álbuns e canções de outros compositores que são importantes para a carreira do artista. 

Em seguida, acontece o show da cantora Elba Ramalho. A artista é natural de Conceição do Vale do Piancó, no interior da Paraíba. Em 1962 mudou-se para Campina Grande com sua família e estudou Sociologia na UFPB. Foi na Rainha da Borborema que ela aprofundou o seu contato com a arte, participando de algumas peças de teatro e fazendo suas primeiras apresentações musicais, integrando o conjunto “As Brasas”. Ela volta à cidade para participar da edição comemorativa do Festival com um show no qual a artista revisita os 45 anos de carreira. 

O Festival de Inverno é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e da Prefeitura Municipal de Campina Grande. O evento conta com o patrocínio do Governo Federal, Governo do Estado da Paraíba e Banco do Nordeste. Outras informações podem ser obtidas no Instagram @festivalinvernocg e no site festivalcampina.com.br. 

 

Confira a programação da abertura do 50º FICG:

 

14 DE AGOSTO (QUINTA-FEIRA)

Abertura – Homenagem

Sessão Solene de entrega da “Medalha de Honra ao Mérito Municipal” concedida pela Câmara Municipal de Campina Grande.

(Autoria da vereadora Jô Oliveira)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 09h

 

Música

Recital de violino 

Projeto Tamanquinhos das Artes (Campina Grande – PB)

Local: Hall do Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 10h

 

Artes Cênicas

Apresentações de Teatro e Dança

Projeto Tamanquinhos das Artes (Campina Grande – PB)

Local: Hall do Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 10h15

 

Artes visuais

Exposição “Pedagogia da Aprendizagem” 

(Obras das crianças do Projeto Tamanquinhos das Artes produzidas com supervisão dos arte-educadores Josafá de Orós e Corrinha dos Bonecos. Expografia de Paulo Campos). 

Local: Hall do Teatro Municipal Severino Cabral

 

Música

Luís Kiari

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 20h

 

Música

Elba Ramalho

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 22h

Botão Voltar ao topo