DestaquesNotícias

Denise Stoklos apresenta “Mary Stuart” em Campina Grande no 50º FICG

Além dela, o evento recebe palestra e oficina com o dançarino Carlinhos de Jesus

Nesta terça-feira (19) o Festival de Inverno abre a programação com a palestra “O teatro Essencial: uma linguagem de liberdade” ministrada por Daniela Stoklos, atriz, autora e diretora de teatro. Ela começou sua carreira em 1968, enquanto cursava sociologia na PUC do Paraná e jornalismo na UFPR. Denise é conhecida por criar o conceito de “Teatro Essencial”, que consiste em um método de valorização do que é mais importante em cena: corpo, voz e mente do ator. A palestra acontece no Mini Teatro Paulo Pontes, a partir das 10h.

Pela tarde será ministrada uma palestra com Carlinhos de Jesus, no Centro Cultural Lourdes Ramalho. Nesse bate papo com o público campinense ele falará sobre a dança popular em grandes eventos, seus benefícios, e também a respeito da sua participação inúmeras vezes no Festival de Inverno de Campina Grande. Além disso, será ministrada a oficina “De samba no pé”, uma introdução com passos básicos a esse gênero tão brasileiro. A atividade acontece em parceria com a sua esposa Michelle Barreto.

 

Carlinhos de Jesus – dançarino e coreógrafo

 

Dando continuidade à programação, a música ganha destaque com o show do cantor Alexandre Tan, que se apresenta no Parque Evaldo Cruz, trazendo um repertório marcado pela mistura de ritmos e interpretações que dialogam com a cultura popular.

Na Mostra Nacional de Cinema acontece a exibição do filme “Ninguém (Mais) Verá”, dirigido por Fabiano Raposo, no Miniteatro Paulo Pontes (anexo ao Teatro Municipal). A obra traz reflexões contemporâneas sobre identidade e memória, aproximando o espectador de narrativas intensas e atuais.

Já no Teatro Municipal, o público poderá assistir ao espetáculo “Mary Stuart”, também com a atriz e diretora Denise Stoklos, de São Paulo (SP). Nesse monólogo, Denise traz ao palco sua estética singular e a força de um texto histórico que continua a dialogar com questões políticas e sociais do presente. A peça estreada em 1987 no Teatro La MaMa, em Nova York, já foi apresentada em 33 países e sete idiomas. A atriz reestreou o espetáculo em 09 de agosto e tem sido sucesso de crítica e público com sessões esgotadas, na capital paulista, onde fica em cartaz até o mês de setembro.

Encerrando a noite, a cantora Grazi Vilanueva sobe ao palco no Parque Evaldo Cruz, trazendo uma apresentação vibrante que une emoção, voz potente e interpretações marcantes. A artista é natural de Campo Grande (MS), mas reside em João Pessoa há 19 anos. Ela tem um álbum lançado em 2017, intitulado “A poesia nua”.

O Festival de Inverno é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e da Prefeitura Municipal de Campina Grande, com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e do Ministério da Cultura, e do Banco do Nordeste. O evento tem o apoio cultural do Parque Tecnológico da Paraíba, UFCG, Unifacisa, UEPB, Unimed, FIEPB/SESI, Vitamassa, La Suissa, Diocese de Campina Grande, Gráfica Artexpress, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Outras informações sobre a programação do 50º FICG estão disponíveis no Instagram @festivalinvernocg.

 

Confira mais detalhes da programação: 

 

19 DE AGOSTO (TERÇA-FEIRA)

 

Teatro

Palestra “O Teatro Essencial: uma linguagem de liberdade”

Denise Stoklos (São Paulo – SP)

Local: Miniteatro Paulo Pontes (anexo ao Teatro Municipal)

Horário: 10h

 

Dança

Palestra e oficina “De samba no pé” com Carlinhos de Jesus (RJ)

Horário: 14h

Local: Local: Centro Cultural Lourdes Ramalho

 

Música

Alexandre Tan

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 19h

 

Cinema

Filme “Ninguém (Mais) Verá”

(Direção: Fabiano Raposo)

Local: Miniteatro Paulo Pontes (anexo ao Teatro Municipal)

Horário: 19h

 

Teatro

“Mary Stuart”

Denise Stoklos (São Paulo – SP)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 20h

 

Música

Grazi Vilanueva

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 21h

 

Ascom FICG

Texto: Ana Lima

Edição de Texto: Hermano Junior

Botão Voltar ao topo