
Abrindo a programação desta semana, acontece a exibição do longa-metragem “O amuleto de Ogum”, dirigido por Nelson Pereira dos Santos. Esta produção abriu a Mostra de cinema, no Cine Avenida, na primeira edição do Festival de Inverno, em 1975. O filme conta a história de Maria, que leva seu filho, Gabriel, a um centro de umbanda a fim de buscar proteção, e o rapaz acaba por ganhar um amuleto capaz de gerar grande cobiça. A obra já foi premiada com diversos prêmios, incluindo o Troféu Coruja de Ouro em 1974, e já participou de festivais como o de Cannes e o de Gramado em 1975. Após a sessão, acontece um debate sobre o filme com o cineasta e professor da UFBA José Umbelino Brasil, mediado por Romero Azevedo.
Nelson Pereira foi um cineasta brasileiro considerado um dos mais importantes do país, e um dos precursores do cinema novo. Além de diretor, era roteirista, produtor, montador, ator e professor. Também é muito conhecido por sua direção nos filmes “Rio 40 Graus” e “Vidas Secas”, sendo o último inspirado no livro de Graciliano Ramos, considerado uma obra-prima, e sendo um dos filmes brasileiros mais premiados.

Finalizando o dia, acontece a apresentação teatral da peça “Em casa de ferreiro o espeto é de ferro” produzida pela Cariri Produções Cênicas, da cidadã do Crato( CE). A produção é inspirada na vida e na arte do Mestre Raimundo Aniceto, da Banda “Cabaçal” dos Irmãos Aniceto, e mistura arte popular e cultura, narrando toda a sabedoria e grandiosidade dos mestres e mestras da Tradição Popular. A apresentação acontece no Teatro Municipal Severino Cabral.
O Festival de Inverno é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e da Prefeitura Municipal de Campina Grande, com o patrocínio do Governo do Estado da Paraíba, Governo Federal, por meio do Ministério do Turismo e do Ministério da Cultura, e do Banco do Nordeste. O evento tem o apoio cultural do Parque Tecnológico da Paraíba, UFCG, Unifacisa, UEPB, Unimed, FIEPB/SESI, Vitamassa, La Suissa, Diocese de Campina Grande, Gráfica Artexpress, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Outras informações sobre a programação do 50º FICG estão disponíveis em no Instagram @festivalinvernocg.
Confira mais detalhes da programação:
18 DE AGOSTO (SEGUNDA-FEIRA)
Cinema
Filme “O Amuleto de Ogum”
(Direção: Nelson Pereira dos Santos)
Local: Mini Teatro Paulo Pontes (anexo ao Teatro Municipal)
Horário: 19h
Teatro
“Em casa de ferreiro o espeto é de ferro”
Cariri Produções Cênicas (Crato – CE)
Local: Teatro Municipal Severino Cabral
Horário: 20h
Ascom FICG
Texto: Ana Lima
Edição de Texto: Hermano Junior