DestaquesNotícias

Vanessa da Mata encerra programação do 50º Festival de Inverno de Campina Grande

As apresentações de teatro, dança e música acontecem até o próximo domingo (24) na Feira Central, Parque Evaldo Cruz e Teatro Municipal

A edição histórica de 50 anos do Festival de Inverno de Campina Grande termina no fim de semana. A programação desta sexta-feira (22) inicia com música no Parque Evaldo Cruz. O primeiro show da noite é da Banda Auto Reverso, seguida do grupo Candeeiro Natural e do cantor e compositor Martins. O artista pernambucano emociona facilmente o público com a doçura de sua voz e presença. Apesar de ser muito jovem, Martins já teve músicas gravadas por Ney Matogrosso, Simone, Daniela Mercury e Margareth Menezes.

No Teatro Municipal Severino Cabral tem apresentação do espetáculo “Seu Bonfim” com Fábio Vidal, de Salvador (BA). O ator vive um contador de histórias, velho e errante homem do sertão, que narra um episódio sobre um “homem do rio”. A partir disso, Seu Bomfim revive acontecimentos do seu passado. Suas histórias, seu humor, questionamentos e ações colocam em evidência seu drama humano que se encontra enraizado numa cultura sertaneja do nordeste do Brasil.

 

Espetáculo “Seu Bonfim” com Fábio Vidal. (BA)

 

A programação do sábado começa na Feira Central com a apresentação do espetáculo “A Ciegas”, da Cia. de Dança ELELEI, da Espanha. A performance une dança, acrobacia e teatro com humor, para contar uma história próxima ao público. Também na Feira tem o show da banda campinense Varal de Cabaré. 

No Parque Evaldo Cruz tem o espetáculo “Circo Godot”, Cia Circo Godot de Teatro, de  Recife (PE). A montagem conta a história de dois vagabundos que perambulam pelo mundo à procura de quem queira assistir suas patacoadas. O primeiro é o chefe, que dá ordens ao segundo, que é o subalterno, modesto e alegre.  

Logo após a peça tem a Roda de Choro de seu Duduta. O grupo reúne amantes desse gênero na cidade e é um encontro marcado pela música, alegria e saudosismo. A roda é um legado musical do Mestre Duduta, e que tem formado gerações de instrumentistas e encantando o público campinense ao longo de setenta anos. 

À noite, no Teatro Municipal tem apresentações de espetáculos de dança. O primeiro deles é “Die Einen, die anderen” da Gira Dança (RN). Trata-se de uma cooperação internacional da Cie. Toula Limnaios com o grupo potiguar. O trabalho realizado no Brasil e em Berlim é uma reflexão sobre a imagem do corpo e inspirada nas conferências de Foucault “o corpo utópico” / “heterotopias”.

A segunda apresentação é do Grupo Tápias (RJ) com “Reza”. A montagem brinca e emociona com as situações do dia a dia em que a oração aparece quase sem a gente perceber: quando o avião balança, quando alguém quer muito que algo dê certo, quando o amor não chega – ou está prestes a ir embora. Tem quem acenda vela, quem junte as mãos, tem quem dance.

 

Mayana Neiva – Atriz, cantora e compositora

 

Já no Parque Evaldo Cruz tem shows com Ju Araujo, Eloisa Olinto e Mayana Neiva. A cantora e atriz campinense, radicada em São Paulo, apresenta pela primeira vez na sua cidade natal um show que homenageia as vozes femininas da música, com muita poesia de cordel e canções autorais do seu álbum “Tá tudo aqui dentro”.

No domingo, último dia do 50º FICG, a programação inicia com dança dedicada ao público infantojuvenil. No Teatro Municipal a primeira apresentação é do espetáculo “Ziraldo, o Mineiro Maluquinho” do Grupo Tápias (RJ). Essa obra une dança, teatro, circo e música ao vivo fazendo o público conhecer a vida e a obra do mestre Ziraldo em uma experiência única e interativa. Em seguida tem a apresentação de “Marias”, montagem do Ballet Jovem da Paraíba (PB). 

 

Espetáculo “Ziraldo, o Mineiro Maluquinho” – Grupo Tápias (RJ)

 

Também no Teatro Municipal acontece a encenação da peça “Tchau, amor” da Inquieta Cia., de Fortaleza (CE). No enredo, quatro pessoas convivem num bar: a Dona; o Seresteiro; o Garçom; a Cliente. Um jogo de tentativas e riscos. Um caminho em labirinto como uma perspectiva móvel no que diz respeito à vida. 

No Parque Evaldo Cruz a programação é de música. A primeira apresentação é da cantora Calliandra Andrade que traz para o público campinense canções de MPB e samba. Quem encerra a última noite do Festival de Inverno de Campina Grande é a cantora Vanessa da Mata, que apresenta na cidade o show “Todas Elas”, título também do seu novo álbum. A cantora e compositora, nascida em Alto Garças, no Mato Grosso, se interessou pela música ainda na infância ouvindo grandes nomes da MPB, como Milton Nascimento e Chico Buarque. Foi com apresentações em bares e festas locais que ela foi conquistando o público com sua voz doce e canções românticas que unem Pop, MPB e reggae. Ela ganhou projeção nacional com a música “Ai, ai, ai”, sucesso que integra o seu segundo disco “Essa boneca tem manual”. O show da artista está previsto para às 21h. 

O Festival de Inverno é uma realização do Solidarium – Instituto de Arte, Cultura e Cidadania e da Prefeitura Municipal de Campina Grande, com o patrocínio da Secretaria do Estado da Cultura – Governo da Paraíba; Ministério do Turismo – Governo Federal, e do Banco do Nordeste.  O evento tem o apoio cultural do Parque Tecnológico da Paraíba, UFCG, Unifacisa, UEPB, Unimed, FIEPB/SESI, Vitamassa, La Suissa, Diocese de Campina Grande, Gráfica Artexpress, Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Serviços Urbanos. Outras informações sobre a programação do 50º FICG estão disponíveis no Instagram @festivalinvernocg. 

 

Veja a programação completa:

 

22 DE AGOSTO (SEXTA-FEIRA)

Música

Banda Auto Reverso

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 18h

 

Música

Candeeiro Natural

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 20h

 

Teatro

“Seu Bomfim”

Fábio Vidal (Salvador – BA)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 20h

 

Música

Martins

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 22h

 

23 DE AGOSTO (SÁBADO)

 

Dança

“A ciegas” 

Cia. ELELEI (Espanha)

Local: Feira Central

Horário: 10h

Teatro

“Circo Godot” 

Cia Circo Godot de Teatro (Recife – PE)

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 10h

 

Música

Varal de Cabaré

Local: Feira Central

Horário: 11h

 

Música

Roda de Choro de seu Duduta

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 12h

 

Música

Ju Araujo

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 18h

 

Música

Eloisa Olinto

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 20h

 

Dança

“Die Einen, die anderen” 

Gira Dança (RN)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 20h

Dança

“Reza”

Grupo Tápias (RJ)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 20h30

 

Música

Mayana Neiva

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 22h

 

24 DE AGOSTO (DOMINGO)

 

Dança

“Ziraldo, o Mineiro Maluquinho”

Grupo Tápias (RJ)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 16h

 

Dança

“Marias”

Ballet Jovem da Paraíba (PB)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 16h30

 

Música

Calliandra Andrade

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 18h

 

Teatro

“Tchau, amor” 

Inquieta Cia (Fortaleza – CE)

Local: Teatro Municipal Severino Cabral

Horário: 20h

 

Música

Vanessa da Mata

Local: Parque Evaldo Cruz

Horário: 21h

 

Ascom FICG

Texto: Hermano Junior

Botão Voltar ao topo